Som Antigo e Você Feliz!

Somos Apaixonados por Tecnologia da Informação, e consequentemente por “Som Profissional“, som antigo ou vintage (como chamamos atualmente) daqueles maravilhosos que tínhamos nos anos 80 e 90. Equipamentos de alta qualidade, com classe, muito charme e marcas poderosas que nos fazem viajar no tempo e querer buscar peças destas para poder incrementar nossa casa, nosso ambiente de lazer, poder ouvir nossas músicas, e relembrar a felicidade que sentíamos nos clubes de baile naquela época tão gloriosa para nós.

Portanto oferecemos nosso “Know-how” da época dos anos 80 e 90 atualizado para esta era tecnológica que nos encontramos. Estamos aqui para satisfazer seus novos horizontes de felicidade, e para tanto, buscamos no mercado equipamentos com qualidade, revisamos e entregamos a você… Afinal, nossa função é atender e satisfazer os anseios do cliente.

somantigo.com também é especialista no comércio eletrônico de equipamentos de áudio antigos, da época brilhosa dos anos 80 e 90. Com mais de 26 anos de experiência e cases de sucesso na área tecnológica; pensamos, por que não utilizarmos todo esse conhecimento para melhor atende-lo? Então estamos aqui, vendendo “qualidade” de áudio para o seu prazer e felicidade. Entre na nossa loja virtual somantigo.com e saiba quais os equipamentos temos no momento para você.

Trabalhamos desenvolvendo soluções inovadoras e criativas de áudio, oferecemos consultoria adequada para que possas adquirir os modelos certos de equipamentos antigos, bem como novos equipamentos de acordo com sua necessidade.

Seja bem-vindo! Estamos sempre dispostos e com muita vontade de fazer acontecer, permita-nos conhecer seu projeto!

Saiba um pouco mais sobre nós! O princípio de tudo

Começamos a trabalhar com equipamentos de som em 1986, na cidade de Apucarana – PR. Nesta época gravávamos muitas fitas cassetes com coletâneas de músicas, gravadas diretamente do rádio FM, pelos “rádios gravadores” Polivox, CCE, National, Panasonic, e pelo conjunto de som AIKO/Evadin modelo 3000 comprado nas lojas HM.

Micro System Aiko modelo 3000, propaganda da época.

Aparelho espetacular, com som muito limpo, e amplificador potente. Me acompanhou por muito tempo.

A evolução e a paixão pela música, e pelo som, foram ocorrendo normalmente. As gravações foram se profissionalizando através dos equipamentos de som, e já eram mixadas por mixers Cygnus, Quasar, Gradiente e outros, utilizando tapes-decks Gradientes, Akai, Technics, Sony, Polivox, CCE, Aiko; mas confesso que minha primeira fita foi gravada num gravador National mono.

Época dos conjuntos eletrônicos, das paqueras na avenida, dos bailes em garagens, e tudo com paredões enormes de caixas de som instaladas com muitos cabos RCAs e etc…

Elaborávamos mixagens de músicas que gravávamos de fitas de rolo nos inesquecíveis gravadores Akai 4000DS, GX-4000 e Sony Tc630. Músicas que chamávamos de “enlatados(as)”, pois eram lançadas nas rádios vindo de fora em fitas de rolo.

Fazíamos locuções artísticas sobre o acontecimento de saral e bailes em clubes, onde ao vivo, sobre o caminhão de som, com muitas caixas e geradores, apresentávamos a programação com músicas dançantes e locução. Esta era a publicidade que levava multidões para estes bailes, pois o som com qualidade era escutado por todos, que já vivenciavam onde seria o local, o valor da entrada, e qual o conjunto eletrônico que estaria encarregado de “fazer o som” …

As famosas “paqueras na avenida” eram feitas em bairros, em canchas de futebol ou mesmo na rua com licença da prefeitura. O paredão de som era montado, o som regulado para atividade externa, tudo através do ouvido técnico do operador de som.

As pessoas ficavam escutando músicas dançantes, enquanto fazíamos a locução, alegrando o ambiente, com correios elegantes falados ao vivo, os patrocinadores eram exaltados e agradecidos e o som rolava graciosamente até a noite ou o horário permitido pela prefeitura, inclusive com policiamento no local… Isso que era vida…

Na época, Conjunto Eletrônico Magia, do meu amigo Roberto. Muita qualidade de som nos Bailes e nas Paqueras na Avenida.

Tapes Decks Gradiente Esotech DII e Polyvox CP2900, esses Decks eu e Roberto, do Magia Som fazíamos altas gravações no Esotech DII, que é Tree Head, onde tiravamos o máximo de sua qualidade. Utilizando fitas cromo e metal, conseguíamos criar eco nas gravações.

Magia Som, existente até hoje fazendo a alegria das pessoas em grandes eventos.

Mudanças acontecem

Os equipamentos de som continuaram em minha, e as gravações de fitas cassetes Sony Cromo UX-60 eram feitas num estúdio que montei em Curitiba. Nessa época não considerávamos essas gravações como pirataria, pois eram fitas exclusivas, mixadas, coletâneas interessantes feitas de CDs locados nas locadoras exclusivas; havia uma que eu locava que tinha várias estantes com coleções inteiras de bandas de Rock, Dance, Românticas, enfim, as maravilhas dessa época.

Houveram atualizações no meu estúdio com a compra de dois leitores de CDs da Philips, modelos CD 164 e CD 165 ligados ao mixer SAM800 Cygnus, gravando as fitas cassetes num tape-deck Sony auto-reverse TCFX510R e logo após um duplo deck Denon que tinha uma gravação em rotações rápidas, onde conseguíamos copiar/gravar os 30 minutos da fita matriz, em 15 minutos na fita cópia, e tudo com excelente qualidade. Tinha mais de 500 matrizes de coletâneas e as gravações eram feitas a muitos amigos.

Tenho peças de som do meu estúdio até hoje, e caixas de fitas cassetes Sony Cromo UX-60 fechadas; não consegui me desfazer destas relíquias que nunca esquecemos.

Novas Tecnologias

O som antigo foi ficando um pouco de lado, e começamos a trabalhar, e nos especializar em informática a partir de 1995, quando já cursava Graduação de Processamento de Dados. Realizando atendimento a clientes, up grade de computadores de CPUs 386 para 486 DX2 66, depois para Pentium 100 MHz, era o progresso e a modernidade chegando a Curitiba.

Informatizamos empresas, cabeamos suas redes inteiras, removemos os cabos coaxiais, mudando para o padrão RJ45 par trançado, criamos e instalamos servidores com sistema operacional Windows NT.

Perdemos a conta de quantos laboratórios de computadores montamos em escolas de informática. Na época, despontava os AMD K6, K6II 300 e 500 Mhz tecnologia 3D Now, concorrência acirrada com os Intel Pentium III 300 MHz, slot 1 e depois socket 370.

Como havia adquirido muita experiência na área, fui convidado a ministrar aulas no SESI em cursos de montagem, manutenção de computadores e redes de informática. 

Nesta época de computadores, gabinetes, placas de som, placas de áudio, e com o surgimento dos leitores de CDs, e logo depois os gravadores, com certeza, aquelas fitas cassetes foram virando MP3, e as gravações de coletâneas foram transformadas em CDs para ouvirmos nos carros. Guardo minhas matrizes de fitas cassetes até hoje…

A tecnologia foi evoluindo, surgiram os gravadores de DVDs nos computadores e logo depois os externos, onde fomos conseguindo copiar nossas velhas e empoeiradas fitas cassetes, transformando-as em DVDs. O estúdio de áudio foi transformado num de vídeo, e vídeos cassetes tocavam fitas de um lado, e gravadores de DVDs Panasonic e Philips gravavam do outro lado, interligados em Homes Teathers Philips, Pioneer, Denon, Sony e outros.

Atualmente nossa experiência se resume em 26 anos em Tecnologia da Informação, Mestrado e duas Pós Graduações, 24 anos como Professor Universitário em diversas Faculdades. Em áudio e vídeo podemos dizer que temos mais de 35 anos de experiência.

Anderson M. P. Oliveira – Diretor de Tecnologia.

Oferecemos nosso atendimento (E-mail e Fone) através do menu Contato.

Ligue: 43 99607-9391 ou acesse o nosso WhatsApp pelo QRCode.